sábado, 24 de agosto de 2013

Diretório Acadêmico Livre de Agronomia leva calouros da UFRB às Ruínas do Instituto Imperial Agrícola.



Os estudantes do 1º semestre do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo Bahia (UFRB), no último da 17/08, visitaram as ruínas do Instituto Imperial Agrícola da Bahia (IIAB), prédio que sediou o 1º curso de nível superior no Brasil e o 1º Curso de Agronomia da América Latina. A construção imponente está localizada no município de São Francisco do Conde, na região de São Bento das Lages. A viagem faz parte das propostas do Diretório, que tem como objetivo levar a história do curso de agronomia para os estudantes recém-ingressos.
Durante a viagem, os estudantes participaram de dinâmicas integrativas e momentos de formação, recebendo folders com imagens históricas da época. Já no local, puderam visualizar a construção em ruínas, que ainda conta muito da história. Puderam compreender o contexto e finalidade da construção, do curso e as nuances que fizeram parte de todo o período de funcionamento, desde a problemática de manutenção e até as reclamações dos estudantes, referentes à educação majoritariamente teórica e sem prática.
 A viagem proporcionou assim aos novos estudantes uma volta ao passado, por meio da reconstituição do período que motivou a criação do curso, a sua função, e o motivo da escolha da cidade de São Francisco do Conde como sede. Eles também conheceram melhor as funções do engenheiro, o perfil do estudante de agronomia e o significado do curso para o Brasil e para o mundo, além de refletirem qual o tipo de formação atual e os desafios para a mulher neste campo profissional.
"Uma volta à História da Agronomia" é uma das ações culturais do DALA que busca trazer o entendimento do "ser Agrônomo (a)" e o objetivo da profissão. Entre as pautas de trabalho da Gestão Levante-se pelo Novo, estão atividades culturais de diversos tipos, cujo foco é apresentação do contexto de formação do curso de Agronomia, integração e os desafios frente às novas tecnologias e métodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário